A beta-alanina é um aminoácido não essencial que o organismo produz no fígado. É um precursor da carnosina, uma molécula que regula a acidez do tecido muscular. Aumentar a carnosina pode ajudar a diminuir a fadiga muscular e melhorar o desempenho físico, especialmente em atividades de alta intensidade.
A beta-alanina pode ser encontrada em alimentos ricos em carnosina, como carnes, aves e peixes. Também é possível consumi-la como suplemento, que pode ser tomado por iniciantes, intermediários e avançados.
Para que os efeitos sejam eficazes, a suplementação deve ser feita de forma crônica, em doses divididas ao longo do dia. Os benefícios começam a aparecer a partir de 4 semanas de suplementação.
O uso do suplemento de beta-alanina é considerado seguro por pessoas saudáveis, dentro das doses recomendadas. No entanto, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças ou pessoas com doenças crônicas só devem usar o suplemento com a recomendação de um médico.
Um efeito colateral comum da beta-alanina é a parestesia, que causa uma sensação de formigamento. Esse efeito é transitório e desaparece em média uma hora após a ingestão.